(11)4346-9233
Segunda à Quinta - 7h às 17h
Sexta - 7h às 16h
(11)9730-06379

[Matéria Técnica #2] Dicionário do mundo da borracha

Dicionário do mundo da borracha


[Matéria Técnica #2] Dicionário do mundo da borracha

O que é Viscosidade?

É uma maneira de calcular a capacidade que a estrutura química dos elastômeros desempenha ao resistir do fluxo sob a forma de fluído. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência que o material vai oferecer e menor será o seu poder de escoamento. Um exemplo de simples de entender é fazer o paralelo são as substâncias de água e mel: O mel tem grande lentidão para escorrer pela gravidade em um compartimento virado de cabeça para baixo, logo ele tem alta viscosidade. Já a água tem o efeito exatamente contrário ao mel, ele será ágil e isso significa que sua viscosidade é baixa. É uma propriedade inversamente proporcional à fluidez. Esta medida está diretamente relacionada com a distribuição da massa molar e com o tipo de cadeia que o polímero exerce. Um exemplo de produto que ressalta a importância da resiliência são componentes de máquinas e implementos agrícolas fabricados pelo grupo ITEB, visto que a o seu processo de transformação por transferência exige baixa viscosidade e alta fluidez para gerar o formato da peça.

O que é Resiliência?

É uma maneira de calcular a capacidade do corpo de um elastômero de retornar ao seu formato e volume original ao ser submetido a algum tipo de deformação elástica. Simplificando, é uma propriedade que serve para determinar e comparar o quanto ele consegue deformar seu torso e voltar ao tamanho original sem degradar ou prejudicar a sua formulação. Este parâmetro tem importância ímpar quando falamos de borrachas, já que além de ser uma marca desse tipo de polímero a capacidade elástica, muitas das aplicações têm como fator exigência para o funcionamento a capacitação de se deformar. Um exemplo de produto que ressalta a importância da resiliência são os brinquedos da linha de entretenimento animal do grupo ITEB, visto que o contato com o pet geraria danos irreversíveis a peça se o material utilizado não contiveste bom desempenho resiliente.

O que é Dureza e como a Controlar?

É uma maneira de calcular a capacidade do corpo que um elastômero tem de resistir a riscos. É medida por um sistema de escala que classifica o desempenho. É um parâmetro muito importante no mundo da borracha, já que muitos exemplares trabalham em situações na qual estão expostos a possíveis danos e riscos regularmente. Um exemplo de produto que ressalta a importância da dureza são componentes de máquinas e equipamentos fabricados pelo grupo ITEB, visto que em diversas situações o sistema do ferramental pode ter impacto físico com a peça, necessitando grande qualidade e valor de objeto.

O que é o Reômetro e para que serve?

É um instrumento utilizado para estudar a ciência da deformação e do fluxo de um material polimérico. Ou seja, neste tipo de equipamento (dependendo do tipo de reômetro que for) um corpo de prova será deformado, e a partir deste evento o ferramental ajudará a determinar diferentes propriedades, como viscosidade (resistência ao fluxo em forma de fluído), elasticidade (deformação na qual o objeto de ensaio consegue retornar ao formato original), escoamento (ato de fluir uma corrente de matéria) e cisalhamento (força de deslocamento em planos diferentes). É de grande conveniência para comparar o desempenho de diferentes tipos de elastômeros e determinar qual é o de melhor performance em diferentes aplicações.

O que é Tensão de Ruptura?

É uma maneira de calcular a máxima capacidade do corpo de um elastômero de resistir a uma carga axial. Em outras palavras, é uma propriedade determinada através do ensaio de tração (onde um corpo de prova é deformado por uma carga até romper), na qual o valor será a quantidade de força que a máquina exerce transversalmente no momento imediatamente antes do exemplar romper. É útil para efeito de comparação entre diferentes tipos de polímeros, já que o valor de tensão de ruptura poderia ser interligado com o valor de cargas que o mesmo teria de suportar em determinadas aplicações.

O que é Alongamento?

É uma maneira de calcular o quanto o corpo de um elastômero consegue esticar e “empescoçar” até romper dentro do ensaio de tração (onde um corpo de prova é deformado por uma carga até romper). De certa forma, é uma maneira de poder comparar o quanto determinado polímero consegue suportar ao ter seu componente esticado. É muito útil para observar se certa estrutura química consegue suportar complicações que enfrentaria em sua aplicação.

O que é Abrasão?

É uma maneira de calcular a máxima capacidade do corpo de um elastômero de resistir a constante desgaste provocado pela fricção de superfícies agudas e cortantes em contato. É uma qualidade em que variados tipos de borrachas conseguem se sobressair, tendo como exemplo mais simples os pneus, na qual o frequente atrito com diferentes tipos de solos provoca deterioração do material e exige grande qualidade de desempenho abrasivo da borracha. É uma propriedade que é exaustivamente testada pelas empresas, já que tem relação direta com a vida e o funcionamento dos mais diferentes tipos de produtos, uma má formulação e desempenho pode causar danos severos para indivíduos, interessados e até mesmo a sociedade.

 

Precisa de ajuda com artefatos de borracha? Fale conosco ou nos chame no Whatsapp, será um prazer ajudá-lo(a)!

Grupo ITEB, você confia

São mais de 48 anos, 3 gerações, 1.300 formulações, validadas por mais de 1.000 clientes e seus mais variados projetos em 19 segmentos. 70 anos de amor e dedicação ao mercado de borracha. Do Brasil para o mundo
Whatsapp Grupo ITEB Borrachas
Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário.
Ao continuar navegando neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade.