(11)4346-9233
Segunda à Quinta - 7h às 17h
Sexta - 7h às 16h
(11)9730-06379

[Matéria técnica #1] Diferença da borracha vulcanizada para uma borracha não vulcanizada

O que é vulcanização? Que diferença ela faz?


[Matéria técnica #1] Diferença da borracha vulcanizada para uma borracha não vulcanizada

Vulcanização

É um processo de grande importância na qual através da exposição do material a alguma substância reagente e temperaturas elevadas é possível de se promover modificações na estrutura química dos elastômeros. A borracha, durante ou após a etapa de transformação física que dá formato ao produto, para agregar melhores propriedades, valor e condições de uso deve ser vulcanizada. Esta transformação consiste em expor o item a altas temperaturas ao mesmo tempo que o introduz certo tipo de elemento, que junto de um agente de vulcanização, irão promover alterações na molécula e modificar suas características de desempenho. O mais comum é que sejam utilizados Enxofre, Peróxidos Orgânicos ou Óxidos Metálicos para realizar a vulcanização.

Comparando Materiais

Se compararmos uma borracha vulcanizada e uma borracha não vulcanizada (ou “crua”, como é conhecida na área) será visível a diferença de comportamento. É notório que determinadas performances irão depender dos variados tipos de substâncias e as alterações que irão provocar na cadeia polimérica, contudo o mais comum é que tenhamos as seguintes melhoras nos artefatos vulcanizados:

  • Maior elasticidade e flexibilidade do corpo;
  • Melhor estruturação e resistência a possíveis impactos e ataques físicos;
  • Melhor proteção molecular a possíveis ataques químicos;
  • Elevação na capacidade de suportar temperaturas mais severas;
  • Melhora na resistência a compressão;
  • Entre outros.

 

Precisa de ajuda com artefatos de borracha? Fale conosco ou nos chame no Whatsapp, será um prazer ajudá-lo(a)!

Grupo ITEB, você confia

São mais de 48 anos, 3 gerações, 1.300 formulações, validadas por mais de 1.000 clientes e seus mais variados projetos em 19 segmentos. 70 anos de amor e dedicação ao mercado de borracha. Do Brasil para o mundo
Whatsapp Grupo ITEB Borrachas
Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário.
Ao continuar navegando neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade.