(11)4346-9233
Segunda à Quinta - 7h às 17h
Sexta - 7h às 16h
(11)9730-06379

[Matéria técnica #5] Vedação de Borracha

Produtos de vedação feitos de Borracha


[Matéria técnica #5] Vedação de Borracha

Arruela de Borracha 

Definição

São itens bastante abrangentes, mas sua função primária é trabalhar no encontro de conexões dentro dos mais diversos maquinários para evitar o possível vazamento de fluídos e garantir um melhor desempenho, cuidado, apresentação, vida útil e limpeza do equipamento.
[Matéria técnica #5] Vedação de Borracha

Área de Aplicação

Este produto pode ser desenvolvido de várias maneiras e ter várias dimensões possíveis, desta forma ele pode acabar sendo empregado em diversos segmentos, mas o mais comum é que sejam utilizados nas conexões e juntas de mangueiras de máquinas/equipamentos com sistema hidráulico (como automóveis e máquinas industriais) ou no contato entre porcas e arruelas com elementos na qual estão presentes líquidos que podem acabar vazando.

Como Funciona

A arruela, na qual deve estar com as dimensões (principalmente de espessura e diâmetro) muito bem ajustadas e programadas, é inserida no encontro de dois componentes na qual fluídos dos mais variados tipos passam dentro de sua estrutura. O objeto estrategicamente posicionado impedirá com o seu corpo o vazamento dos recursos presentes no sistema, suportando as pressões e variações de temperaturas inclusas. O interessado deve ficar atento a exposição de luz, para evitar a degradação a longo prazo.

Características de Item

Esta peça de borracha do grupo ITEB garante aos interessados:

  • Alta adaptabilidade de serviço para os mais diferentes tipos de aplicações;
  • Resistência às altas pressões internas e externas;
  • Resistência às temperaturas na qual o serviço exige;
  • Grande qualidade estrutural química na cadeia e formação molecular do elastômero;
  • Estanqueidade.

Arruela de Borracha para Vedação

Definição

São peças a base de elastômero que, como o próprio nome sugere, servem para fazer a vedação de algumas partes dos mais diversificados maquinários na qual apresentam tubos e canais que necessitam de juntas entre suas conexões. A presença e o emprego da arruela inibem a possibilidade de vazamentos que podem prejudicar a qualidade de desempenho e vida útil do equipamento.

Área de Aplicação

Este produto tem as mais diversificadas aplicações e pode ser utilizado em variados setores, mas o mais comum é que eles sejam empregados para fazer a vedação de tubulações presentes em projetos na qual é necessário o serviço de sistemas hidráulicos ou que passam dentro de seu mecanismo recursos líquidos. Como exemplo, as arruelas podem ser operadas desde componentes de automóveis como tratores até sistemas de irrigação.

Como Funciona

É essencial que a arruela apresente de maneira precisa as dimensões necessárias que a situação exige, já que uma pequena variação só no diâmetro já poderia prejudicar a vedação. Sendo assim, a peça é posta entre o encontro de vias do ferramental e a sua existência no sistema evita que fluídos ao percorrerem o seu caminho vazem e prejudiquem o equipamento. Vale ressaltar que é muito importante a limpeza das faces para uma melhor adesão e funcionamento das juntas.

Características de Item

Esta peça de borracha do grupo ITEB garante aos interessados:

  • Alta abrangência de aplicação e adaptabilidade;
  • Resistência às altas pressões internas e externas presentes;
  • Resistência à temperatura ambiente;
  • Grande qualidade na cadeia molecular do polímero;
  • Estanqueidade e preservação de exposição química do utensílio.

Elastômero de Vedação

Definição

São polímeros isolantes altamente flexíveis que, como o próprio nome sugere, servem para fazer a vedação de diversos componentes nos mais diferentes tipos de segmentos industriais e tecnologias. Sua presença impede com que ocorra vazamentos e fugas e em conexões na qual passam matéria e/ou recursos dentro (seja líquido, gasoso ou pequenas partículas sólidas).

Área de Aplicação

Este produto tem alta abrangência e pode ser aplicado em qualquer situação na qual algum tubo, mangueira, canal ou qualquer meio de transporte de substâncias exija conexão com outro componente de sua estrutura. Ou seja, é muito comum que os elastômeros sejam aplicados nas juntas de sistemas hidráulicos, pneumáticos, canalizações de transporte, etc.

Como Funciona

O elastômero de vedação, muito bem projetado e executado nas suas dimensões e tolerâncias, é posicionado nas juntas do ferramental na qual exercerá o seu serviço.  Sua presença inibirá qualquer brecha de matéria, impossibilitando o vazamento do recurso na qual está sendo transportado. Devido as suas propriedades, a borracha conseguirá suportar todos os transtornos que o ambiente exigir, como pressões elevadas, temperaturas e degradações por substâncias químicas.

Características de Item

Esta peça do grupo ITEB garante aos interessados:

  • Alta gama de aplicabilidade;
  • Resistência às altas pressões externas e internas que o processo exige ;
  • Resistência à temperatura de trabalho;
  • Resistência às substâncias expostas;
  • Excelente qualidade estrutural da cadeia;
  • Estanqueidade de fluídos.

Anel de Vedação para Saneamento

Definição

Quando tratamos do setor, um de seus componentes mais significativos é o de tubulações e transporte de fluídos e substâncias. Neste tipo de equipamento, parte fundamental das juntas e encontro de ferramental são os anéis de vedação que impedem que ocorra o despejo e desperdício de substâncias ao serem transportadas via as canalizações. Estes utensílios de anéis borrachosos em formato da letra “O” são precisamente projetados com diâmetros e dimensões relacionadas com os tubos e permitem que a sistematização seja funcional.

Área de Aplicação

Este produto, como o próprio termo sugere, tem grande foco e procura por empresas relacionadas com saneamento, seja transporte de água potável, eliminação de dejetos ou até mesmo logística de gases. A vedação é importante para as juntas dos canos não desperdiçarem pequenas (mas constantes) quantidades de recursos, o que prejudicaria o serviço do sistema de canais.

Como Funciona

A instalação dos anéis de vedação elastoméricos para dúcteis (na qual são compostos por metais ou polímeros) ao ser realizada estrategicamente nos pontos de fim dos exemplares dos tubos, ao ter contato entre as faces executa um estancamento capaz de impedir o despejo indesejado de fluídos ao decorrer do circuito. A vedação além de trazer inúmeros benefícios para o cuidado e vida útil da tubulação, também elevará a segurança e diminuirá o risco de problemas de saúde a pessoas que irão aproveitar do serviço de canalização.

Características de Item

Esta peça de borracha do grupo ITEB garante aos interessados:

  • Facilidade e rapidez de instalação, garantindo fácil contato e ajuste com outros materiais;
  • Resistência às altas pressões internas e externas constantes que a aplicação irá exigir ao convívio com as tubulações;
  • Capacidade de resistir às variações de temperaturas;
  • Dimensões precisas de acordo com os requisitos de cada situação;
  • Excelente estrutura química e capacidade molecular do material processado, garantindo as resistências e propriedades que cada caso exigir.

 

Precisa de ajuda com artefatos de borracha? Fale conosco ou nos chame no Whatsapp, será um prazer ajudá-lo(a)!

Grupo ITEB, você confia

São mais de 48 anos, 3 gerações, 1.300 formulações, validadas por mais de 1.000 clientes e seus mais variados projetos em 19 segmentos. 70 anos de amor e dedicação ao mercado de borracha. Do Brasil para o mundo
Whatsapp Grupo ITEB Borrachas
Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário.
Ao continuar navegando neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade.